ad sense

segunda-feira, junho 03, 2013

Essa tal Justiça Social, todo mundo fala mas ninguém define!

Publicado no Diário do Povo em 04/06/2013

Já tem um tempo que o debate político nacional ficou um tanto monótono e todos repetindo certas pretensas ideias que na verdade são meras palavras ocas. Ainda assim, fico impressionado com o uso intenso dessa tal “justiça social” que se mete em todo discurso político aqui e Brasil afora. Quanto mais me pergunto sobre o que os políticos, dos mais diversos matizes ideológicos, querem dizer com isso, mais confuso eu fico. Afinal, para usar o termo dessa forma parte-se de uma ficção de que toda riqueza pertence a um só dono, a sociedade, que, de uma maneira inexplicável, tem o dever de garantir sua distribuição.

Então encontrei um excelente texto de Alejandro Antonio Chaufen, “Justiça Social e o Papa Francisco: Escolhendo Liberdade à Servidão” que uso como guia a seguir para tentar esclarecer as raízes históricas dessa tal “justiça social”:

Justiça social em si não é algo novo, em seu tratado “Lei Natural”, de meados do século XIX, o jesuíta Luigi Taparelli já usou esse termo, como conceito de justiça que se faz além dos tribunais. Outro, o padre Rosmini, beatificado pelo Papa Benedito, escreveu “A Constituição sob a Justiça Social” e abertamente critica as políticas redistributivas. Já o jesuíta, Juan de Mariana (1536-1624) argumentou que a igualidade perante a lei exige que exista alguma desigualdade, afinal seria justo que quem fosse mais produtivo devesse ganhar mais. Na encíclica Rerum Novarum de 1891 tem claramente dito “ nesse tópico dos direitos nós devemos ser guardiães diligentes contra se dar muita autoridade para o Estado.”. Na primeira metade do século XX outro jesuíta, Oswald Nell-Breuning escreveu que é contra a justiça social fixar salários que sejam acima do nível que viabiliza as empresas. Então, fica claro que Justiça Social é parte da doutrina católica, mas de uma maneira exatamente oposta à que é usada popularmente, inclusive por inúmeros sacerdotes, especialmente os ligados à Teologia da Libertação.

Mas de onde vem essa ideia de justiça social ser algo relacionado à políticas redistributivas? Vem de Benedito Mussolini que fundou o movimento fascista na Itália na década de 1930. Fascismos deriva de “fasces”, que em latim era um dos símbolos usados pelos romanos para se referirem à justiça. Uma das recomendações de Mussolini era de que o fascismo precisaria de um novo nome em cada país que fosse adotado. Perón, grande admirador do fascismo, fundou na Argentina o partido Justicialista, adotando o discurso da promoção da justiça social através das políticas redistributivas. Desde então a Argentina só foi ladeira abaixo, mas o exemplo não serviu para os nossos políticos que continuam abusando dessa péssima ideia reminiscente de um conceito ditatorial e totalitário do Estado.

Desconfiemos então das pessoas que usam o termo “justiça social”(no contexto de política redistributiva), ou são ignorantes que não sabem do que estão falando ou então são lobos disfarçados de cordeiro, que desejam de fato uma sociedade não democrática, fascista, e onde o grupo “deles” decide o que é justiça ou não, normalmente em seu próprio benefício e não para o bem do povo que eles dizem tanto amar.

-§-

Um comentário:

  1. Miséria – é fácil acabar com ela.
    Conviver com as denúncias de miséria absoluta, aceitar a corrupção como inevitável, assistir pessoas doentes sofrendo, e sermos governados por pessoas sumamente competentes, quando se trata de defender seus interesses, era o quadro do Brasil, antes de ser despertado pelos movimentos sociais.
    Agora, precisamos construir o Nosso Brasil sem miséria e isso é muito simples: Programa de Erradicação da Miséria Leia no blog http://nossobrasilja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir